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Soft Skills e Hard Skills

 

O Mercado Corporativo vem se aperfeiçoando a cada dia, e as Organizações estão reconhecendo, nos profissionais, não apenas as qualificações e competências técnicas, mas também as comportamentais.

Nas Organizações muito se fala sobre as competências essenciais para um bom profissional, e por essa razão nos processos seletivos, os recrutadores buscam avaliar dois tipos de competências, as técnicas e as comportamentais, mais conhecidas como Hard Skills e Soft Skills.

Traduzindo do inglês para o português, o termo Skill significa habilidade, ou seja, a competência para desempenhar alguma ação. Hard Skills e Soft Skills, por sua vez, são as denominações dadas às competências técnicas e às subjetivas de um profissional.

 

Mas o que são as Hard Skills?

São competências técnicas, aquelas que se adquire através de cursos (faculdade, técnico...), treinamentos, palestras, congressos, livros, entre outras fontes de conhecimento.

Em geral, elas se encontram discriminadas no currículo que o profissional envia, na primeira etapa de um processo seletivo. As Hard Skills, tendem a ser reconhecidas e comprovadas por meio de certificações, diplomas, testes práticos, por exemplo.

Alguns exemplos de Hard Skills são graduação, especializações, mestrado ou doutorado, certificações específicas, cursos técnicos, programação, operação de máquinas, manejo de ferramentas, operação máquinas, habilidades em programas de computador, entre outras.

 

E as Soft Skills?

São competências comportamentais do profissional, que estão associadas as aptidões mentais, emocionais e sociais e a capacidade de lidar com emoções (Inteligência Emocional). Estão relacionadas às interações consigo mesmo e com o outro.

Em um processo seletivo, as Soft Skills, são avaliadas por meio de testes comportamentais e/ou psicológico, entrevista e dinâmicas que são realizadas baseadas nas competências comportamentais desejadas para o cargo em questão.

Alguns exemplos de Soft Skills mais valorizadas: Comunicação Efetiva, proatividade, ética, empatia, resiliência, liderança, resolução de conflitos, organização, criatividade, relacionamento interpessoal e capacidade de negociação.

 

Como podemos desenvolver as Hard Skills e Soft Skills?

 

Como estão suas competências técnicas e comportamentais?

Busque conhecimento, sempre é tempo de se desenvolver!


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