Actual RH
Menu
Banner

Seleção por Competência

 

Para entender como funciona a Seleção por competência, precisamos entender primeiro o que é Competência?

Para o sociólogo francês Philippe Zarifian, competência é "tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações".

Nesta perspectiva, utilizada no universo corporativo, o conceito de Competência é pensado como conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (isto é, conjunto de capacidades humanas), também conhecido como CHA, que justificam um alto desempenho, acreditando-se que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e personalidade das pessoas.

 

Qual a diferença de Conhecimento, Habilidade e Atitude – CHA?

 

E o que é Seleção por Competência?

É o Processo que a Organização utiliza para atender suas demandas de contratação selecionando os candidatos que melhor atendam em relação ao Conhecimento, Habilidade e Atitude – CHA, agregando assim valor aos objetivos Organizacionais. 

Desta forma, as Organizações deverão competir não mais apenas mediante produtos, mas por meio de profissionais competentes, buscando atrair e desenvolver pessoas com combinações de capacidades complexas, generalistas.

 

Como funciona a Seleção por Competência?

Ela é estrategicamente estruturada para investigar o comportamento passado, em uma situação similar da competência a ser investigada. Proporcionará ao entrevistador coletar os dados sobre habilidades e críticas que assegurarão que a pessoa possui o atributo ou a competência investigada.

São realizadas perguntas estruturadas, abertas e especificas utilizando verbos de ação no passado, para investigação do comportamento do candidato.

 

Quais as vantagens da Seleção por Competência?

A Seleção por Competência, busca proporcionar uma contratação mais assertiva, ou seja, de sucesso, auxilia na avaliação de desempenho futura do colaborador, reduzindo o turnover da Organização, se isenta da influência de opiniões, sentimentos ou preconceitos dos entrevistadores, pois fornece dados focados no desempenho do candidato.

 

Como podemos auxiliá-los?

Contamos com uma equipe de Profissionais Especializados na área de Recursos Humanos, com conhecimento nessa importante ferramenta de seleção, que atuam com agilidade, transparência e ética, sempre prezando pela qualidade dos serviços realizados.

 

Para saber mais entre em contato conosco. 

  consultoria@actualrh.com.br

 


Voltar

AUXILIAR DE ESCRITA FISCAL

VENDEDOR (A) EXTERNO

OPERADOR DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO

ADVOGADO (A) JUNIOR

AUXILIAR DE ESTOQUE

AUXILIAR DE LOGÍSTICA

AUXILIAR DE LIMPEZA

ANALISTA DE MARKETING

VENDEDOR (A) INTERNO

AUXILIAR DE ESCRITÓRIO

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO JR

OPERADOR DE MÁQUINA DE ATERRO