Actual RH
Menu
Banner

Saúde Mental nas Organizações

 

 

 

A Organização Mundial de Saúde – OMS, afirma que não existe definição oficial de Saúde Mental. Saúde Mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. O Conceito de Saúde Mental é mais amplo que a ausência de Transtornos Mentais. É o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza suas próprias atividades e habilidades, pode lidar com as tensões da vida, trabalhar de forma produtiva, manter relacionamentos saudáveis e principalmente ser resiliente.
Vivemos em um mundo de constantes transformações, o momento que estamos passando é exemplo disso, e nem sempre estamos preparados para enfrentarmos mudanças que podem nos trazer conflitos internos, inquietações, incertezas, inseguranças e medos, transformando-se em Transtornos Mentais.
O preconceito em se falar desse tema, ainda existe, mas essa barreira deve ser quebrada, pois qualquer um está sujeito a sofrer em algum momento da vida. Vale ressaltar, que muitas pessoas estão deprimidas e ansiosas, mas não estão internadas, pois ainda conseguem estar inseridas na sociedade frequentando escolas, o trabalho... Transtorno Mental não é fraqueza!

 

Mas o que isso impacta dentro das Organizações?

Dedicamos grande parte de nossas vidas ao emprego, mas nem sempre isso é prazeroso ou satisfatório. A alta taxa de desemprego no país; a baixa remuneração; más condições de trabalho; falta de planejamento e reconhecimento profissional; convívio com pessoas tóxicas; assédio moral; estímulo à competitividade; jornadas de trabalho exaustivas; clima organizacional estressante, ansioso e de contendas; ameaças constantes de demissão; falta de um ambiente seguro e de confiança, tensão no trabalho, entre outros, são situações que levam ao aumento dos Transtornos Mentais.

A Saúde Mental dos Colaboradores deve ser uma das preocupações da área de Recursos Humanos da Organização, pois a Organização Mundial da Saúde – OMS, calcula que a partir deste ano os Transtornos Mentais, serão a causa mais frequente de absenteísmo e afastamento.
Dentre os Transtornos Mentais mais existentes nas Organizações estão a Depressão, o Transtorno de Ansiedade, o Transtorno Bipolar, a Síndrome do Pânico. E principalmente a Síndrome de Burnout, como o próprio termo diz “burnout”, traduzindo do inglês, “burn” quer dizer queima e “out” significa por inteiro.
A Síndrome de Burnout ou "Síndrome do Esgotamento Profissional “é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e/ou estressantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade, especialmente nas áreas de educação e saúde.
Profissionais que atuam diariamente sob pressão, como por exemplo: médicos, enfermeiros, psicólogos, professores, policiais, jornalistas, profissionais de RH, dentre outros.
Como a área de Recursos Humanos pode auxiliar na Saúde Mental dos colaboradores: Sensibilizando e envolvendo os líderes sobre o tema, realizando campanhas de prevenção, encaminhando os colaboradores para serviços especializados (psicólogos, psiquiatras...), incentivar e construir políticas de melhorias, e o principal observar a fim de transformar ambientes nocivos em ambientes saudáveis para se trabalhar, que agreguem para todos.

 

Como manter a Saúde Mental equilibrada em meio a tantas turbulências e pressões diárias?
Lembre-se que você não é uma máquina, você tem desejos, sentimentos e emoções que precisam ser cuidados com muito carinho e atenção.
Reserve um tempo para você, principalmente frente ao atual momento que estamos vivendo (Covid 19), onde as relações se tornaram mais distantes, as reflexões mais elaboradas e os dias mais rápidos, aquele abraço e aquela conversa entre amigos e família não é possível, e o trabalho ficou mais individual (isolado). Uma boa dica é praticar a sua fé, exercícios físicos, leitura, um hobby que estava esquecido. Resgate aquilo que gosta de fazer, isso é muito importante para balancear sua vida profissional e pessoal e ajudar a manter a Saúde Psíquica.
Desenvolva a resiliência, não perca o equilíbrio, respire, medite, pratique atividades físicas e alimente-se de forma saudável. Não desista dos seus sonhos do que almeja, no que acredite ser o correto, que ajudará a você e a empresa em que trabalha. Procure ser um colaborador motivado, com boas ideias, inovador e criativo.
Respeite a opinião dos colegas de trabalho, mas saiba colocar as suas também, reforce que cada um tem sua importância nos processos de trabalho, e que juntos podem alcançar objetivos ainda maiores.
E o principal, busque alguém em quem confie para desabafar, converse com sua liderança, caso haja abertura, coloque os pontos que estão lhe incomodando, e se for necessário busque ajuda Médica e Psicológica.
A Saúde Mental é primordial para o Desenvolvimento Humano saudável. Ela não pode estar desconectada da saúde física, pois saúde é uma só. Pense nisso!

 

"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta". 

Carl Gustav Jung


Voltar

AUXILIAR DE PRODUÇÃO

AUXILIAR DE PRODUÇÃO

OPERADOR DE MAQUINA

AUXILIAR DE PRODUÇÃO

AUXILIAR DE PRODUÇÃO

ANALISTA DE LABORATORIO

ENCARREGADO ADMINISTRATIVO

AUXILIAR DE PRODUÇÃO

SUPERVISOR COMERCIAL

MECÂNICO DE DIESEL E ELETRICIDADE

AUXILIAR DE LOGÍSTICA

ASSISTENTE DE SUPORTE