Actual RH
Menu
Banner

Como elaborar um currículo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para elaborar um currículo ideal é preciso, em primeiro lugar, entender a função que ele exerce. O currículo é a primeira impressão que uma empresa terá de você. Por isso é preciso ter todo o cuidado e atenção para montá-lo.

O visual do currículo é a primeira coisa que causa impacto em quem o recebe, portando, opte pelo modelo mais básico, papel branco, margens fixas, fontes e tamanhos legíveis, na cor preta, mais, para algumas áreas como Publicidade, Propaganda, Artes e Marketing o uso da criatividade é sempre bem-vindo.

O documento não deve ser extenso, o ideal é que todas as informações estejam apenas em uma página, mais caso não seja possível, seja breve mais com todas as informações necessárias. Para o primeiro emprego é importante ressaltar experiências obtidas em trabalhos voluntários, faculdade, estágio, cursos, trabalhos.

Não há necessidade de falar de suas qualidades profissionais, informar que tem facilidade em trabalhos em equipe, dinâmico, tem bom relacionamento interpessoal, por exemplo. Essas características serão avaliadas durante o processo seletivo.
 

Confira algumas dicas para você ter um ótimo currículo e avançar nas etapas de recrutamento:

 

1 - Dados pessoais

O início do currículo deve apresentar o profissional, com nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, bairro, CEP, telefone (celular particular, residencial e recados com o nome da pessoa responsável), e-mail e caso possua link para acesso ao perfil em rede social voltada a atividade profissional (Ex: LinkedIn).

*DICA: Atenção aos e-mails pessoais que podem não passar credibilidade. (Ex: anagatinhamimada@)

 

2 – Objetivo

Informe de forma claro e objetiva o cargo e área que pretende atuar, ou seja, a posição de interesse.

*EXEMPLO: Analista de RH | Analista de Recrutamento e Seleção.

 

3 - Formação acadêmica e cursos complementares

Cronologicamente insira suas informações acadêmicas e cursos realizados. A descrição deve dispor o nome da instituição, curso e ano ou previsão de término.

 

4 - Experiência profissional
Informe no mínimo, as três últimas experiências. Lembre-se de colocar corretamente o nome das empresas em que atuou, função que ocupava, datas de entrada e saída e resuma suas atividades, mas cuidado para não se estender demais.

 

4 – Idioma e Informática

Informe o nível de cada idioma e de informática, categorize como básico, intermediário, avançado e fluente. Seja honesto, pois o recrutador poderá testá-lo durante a entrevista.

 

5 – Revisão
Revise todo o conteúdo, veja se há erros de digitação e/ou gramática e informações que podem estar faltando.

 

Lembre-se de ser transparente e sincero na elaboração do seu currículo, evite passar por situações constrangedoras. Confie na sua capacidade.

Boa sorte!


Voltar

AUXILIAR DE LOGÍSTICA

AUXILIAR DE LIMPEZA

SUPERVISOR DE LOGISTICA

ASSISTENTE CONTABIL

MEIO OFICIAL MECÂNICO

OPERADOR DE EMBALAGEM

ANALISTA FINANCEIRO

AUXILIAR DE INSTALAÇÃO

PINTOR INDUSTRIAL

OPERADOR DE MAQUINA SMT

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

ESTAGIO EM FARMÁCIA