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Clima Organizacional

 

Nos últimos meses, a insegurança, o medo e a preocupação vem tomando conta dos colaboradores dentro das Organizações, devido à pandemia do novo Coronavírus, que vem gerando impactos sociais e econômicos.
Em grandes efeitos, a desestabilização de ânimos pode causar uma crise interna entre os colaboradores e possíveis quedas de produtividades, qualidade dos serviços, entre outros... Por isso, trabalhar a Inteligência Emocional é a melhor forma de conseguir um ambiente mais agradável possível.

 

Mas o que é Clima Organizacional?

Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos colaboradores dentro da Organização, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente dela, por exemplo: identificação com a empresa, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e políticas de Recursos Humanos. Com ela você coleta diversos dados que são relevantes ao bom desenvolvimento do trabalho e, consequentemente, à produtividade.

Chiavenato (1997), define o Cima Organizacional como sendo o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influência a motivação e o comportamento dessas pessoas. "Ele representa o conjunto de sentimentos predominantes numa determinada empresa e, envolve a satisfação dos profissionais tanto com os aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalho quanto aspectos afetivo-emocionais, refletindo em suas relações com os colegas de trabalho, com os superiores e com os clientes de modo geral. É a tendência de percepção que os membros de uma organização possuem a respeito de seu grau de satisfação em relação ao conjunto ou a determinada característica desta organização".

Quais são os benefícios de um bom Clima Organizacional?
Com um Clima adequado, sua empresa atrairá mais talentos, você terá em mãos, dados concretos sobre a satisfação dos colaboradores, as políticas de Recursos Humanos terá mais força, a Gestão terá mais segurança em sua equipe, podendo assim evitar retrabalhos, a   comunicação interna terá mais clareza, o reconhecimento de desempenho e outras questões sobre a Gestão da Organização poderá ser assertiva, favorece a tomada de decisão baseada em dados reais do seu negócio, demonstra que a empresa se preocupa com o que os colaboradores tem a dizer, aumenta a motivação e também o engajamento, cria um ambiente de trabalho mais seguro, identifica a necessidade de treinamento, entre outros benefícios.

 

Como posso mensurar o Clima da Organização?

A Pesquisa de Clima, é uma valiosa ferramenta estratégica, fundamental para a área de Administração de Recursos Humanos, pois permite a análise interna da Organização e compreende o estado de satisfação e comprometimento dos colaboradores. Por meio da concepção deles é possível identificar os pontos positivos e os a melhorar. Esse tipo de pesquisa constitui um excelente instrumento de feedback e de intervenção organizacional, contribuindo para o conhecimento do funcionamento da empresa.

Uma boa Pesquisa de Clima Organizacional, além de apontar dificuldades existentes, pode detectar futuras, é a única maneira de se conseguir um diagnóstico realista sobre a opinião dos colaboradores sobre o Clima da Organização.
 

 

O Grupo Actual RH, pode auxiliar a sua Organização através de ferramentas, como a Pesquisa de Clima Organizacional e prestação de consultoria referentes ao tema.

 

 

 

Para saber mais entre em contato conosco: 
  consultoria@actualrh.com.br


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